Road Trip Califórnia - Dia 3

quarta-feira, outubro 29, 2014

"[...] Tudo junto é inteligível demais e eu não suporto.
Valha-me noite que me cobre de sono.
O pensamento da morte não se acostuma comigo.
Estremecerei de susto até dormir.
E no entanto é tudo tão pequeno.
Para o desejo do meu coração
o mar é uma gota." 

[Só mesmo Adélia Prado para essa beleza do Big Sur.]



A luz mágica do Big Sur. Ok, e um pouco de fog também.
De manhã, abandonei Carmel com uma dorzinha no coração, porque queria me sentir uma heroína ou princesa de contos de fadas e ficar andando por aquelas ruelas fofitas o resto da vida. Mas pegamos o carro e seguimos pela Highway 1 em direção a Big Sur. E, olha, segura o coração, viu? Achei que o trecho mais bonito da estrada fosse esse de Monterrey e Carmel, de tanto ouvir as pessoas falarem dele. Mas, para mim, o melhor mesmo começou naquele momento. 



O Big Sur é realmente demais. Uma paisagem incrível, é como se você tivesse fazendo uma road trip pelas fotos do Pinterest, sabe? Você dirigindo com o mar do Pacífico ao seu lado, as encostas recortadas com ondas batendo, as curvas sinuosas do caminho, as flores miúdas brotando nas pedras, o sol se pondo na sua frente... Você sabe que milhares de pessoas já fizeram aquele roteiro antes, que é super turístico, que há muita estrutura, mas a impressão é que está descobrindo um lugar inexplorado, selvagem. Tem uma energia incrível no ar, não sei explicar.



Esse trecho é o mais famoso da Hwy 1. Aqui também você verá as lindas pontes Bixby (1932) e Rocky Creeke (1932) ligando desfiladeiros sobre o mar, e paradas de tirar o fôlego. Por isso não substime esses 200 km achando que poderá fazer em menos tempo: você não conseguirá. Na verdade, você não vai querer. A todo momento você vai encostar o carro para apreciar a vista e tirar uma fotinho, jurando que será a última daquele dia. Até virar a curva.

Alguém me belisca? Esse cenário é inacreditável!


O ideal é sair de Carmel pela manhã e gastar o dia nesse trecho, olhando tudo sob a luz mágica do sol da Califórnia.



Point Lobos State Reserve


Point Lobos


Logo após sair de Carmel, vale a pena dar uma paradinha no Point Lobos State Reserve. A entrada é US$ 10 por carro, e o parque tem vistas lindas e vale uma caminhada nos principais pontos.

No caminho, tentamos parar no Post Ranch Inn, mas demos o azar de chegar justo no intervalo entre o horário de almoço e o horário em que eles reabrem para o jantar e por isso não conseguimos entrar. A idéia era apenas tomar algo, e curtir a paisagem - tinha visto fotos lindas sobre o hotel na internet e fiquei curiosa!







Julia Pfeiffer Burns Park

PARA T-U-D-O. É uma CACHOEIRA caindo no mar? Mesmo?


Esse lugar é incrível! Mais uma vez, não saberia explicar. A visão é dramática: uma cachoeira que cai em cima do mar verde-azulado do Pacífico, rodeado da vegetação do Big Sur! Um daqueles momentos da vida que você pára e pensa que tudo vale a pena: as chateações, as dúvidas, angústias, incertezas, a culpa, a preguiça, tudo, tudo vale a pena por aquele momento que você está ali, parado, testemunhando essa beleza, sob o sol quentinho do final da tarde.

Saindo de Carmel, são mais ou menos 60 km de Hwy 1 até aqui. Não confunda com o Pfeiffer Big Sur State Park, cuja entrada vai aparecer um pouco antes. 

*suspiro*

"Me bota na foto pra eu provar que eu vi isso aqui e é tudo de verdade"


Esalem

Nesse trecho, se houver tempo, você pode querer viver a experiência de tomar banho em banheiras naturais de águas termais durante a madrugada, com vista para o Pacífico, em um centro de estudos sobre o ser humano, o Esalem. Eu não fiz, mas parece ser demais e Candice relata a experiência aqui.





Hearst Castle


Antes de San Luis Obispo, outra parada é o Hearst Castle, um delírio arquitetônico do magnata americano William Hearst [isso mesmo, aquele do Cidadão Kane]. O castelo é uma babel de estilos e tem 56 quartos, 61 banheiros, 19 salas de estar e um jardim com quadras de tênis, piscina e zoológico. #comolidar? Não sei se foi o inconsciente ;-), mas passamos por lá já depois das 17h e não conseguimos fazer o tour. Só subimos o morro onde fica o castelo, que dá uma bela vista e depois seguimos viagem.

Ai, Big Sur, meu coração não aguenta tanta beleza...


Chegamos em San Luis Obispo já era noite. Foi só o tempo de dar uma voltinha no centro da cidade, que é bem bonitinha, e comer alguma coisa.

Final de tarde na estrada. Elefantes marinhos aproveitam o restinho dessa luz dourada.

E assim chegamos em San Luis Obispo. Esse mundo é maravilhoso demais, né não?


Hospedagem

Hotel Lexington Inn
Preço: US$ 79
Avaliação: quartos espaçosos, com camas e chuveiros ótimos! Os quartos ficam em volta de um terraço bem bonito, com mesas e cadeiras e jardim, num clima meio "mediterrâneo". O café da manhã era super reforçado e caprichado. Indico! (confundi! O café é meio xumbrel, servido na recepção do hotel...)


Resumo do dia 3:

Trecho: Carmel a San Luis Obispo
Distância: 215 Km Atrações: Point Lobos State Reserve; Julia Pfeiffer Burns Park; Julia Pfeiffer Beach; Bixby Bridge; Rocky Creek Bridge; Hearst Castle; Esalem



You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images