Por mais finais de semana viajantes

segunda-feira, setembro 01, 2014

Final de tarde, voltando da Chapada dos Veadeiros. Imagem que valeu o final de semana.


A minha versão de vida adulta inclui mais de 40 horas de trabalho, aulas de balé pelo menos três vezes por semana e uma casa para gerenciar. O resultado é uma semana cansativa e corrida, com pouco (ou nenhum) tempo para cuidar das minhas coisas, para aquelas pequenas providências do dia-a-dia, tipo passar na lavanderia, cortar cabelo, ir no supermercado, mexer nas plantas, escrever no blog... O resultado é que sempre guardo um pedaço do meu sábado para organizar minhas coisas, fazer uma ou outra tarefa doméstica. Além disso, estou sempre tããão cansada no final de semana que nada parece mais atrativo do que minha casa e meu sofá. Eu cozinho alguma coisinha no sábado ou domingo, ou vou num bar com amigos. E aí já é segunda de novo. Não que isso seja um problema em si, veja só. Eu amo descansar na minha casa, adoro ver séries (GoT <3), sair com os amigos... Mas é como se a gente colocasse a vida no piloto automático: é o que eu faço sempre e, por isso, vou fazendo, e fazendo, e fazendo, e...  Quando se vê, já são seis horas, já sexta-feira, já é Natal, já terminou o ano... 

Para quem adora viajar e só tem 30 dias de férias por ano, como eu, é duro viver esse período de abstinência total entre uma viagem e outra. Mas sempre rola aquela preguicinha de viajar no final de semana, né? Tem que arrumar a mala na quinta, já sair para o trabalho pronta para viajar na sexta, correr pro aeroporto, voltar na segunda de manhã e ir direto pro trabalho #mortacomfarofa ou voltar no domingo à noite. Aí a gente chega em casa e tem roupa pra lavar, a mala pra desarrumar, a listinha de pendências da semana continua igual e começa a musiquinha dos cavalinhos do Fantástico... Socorro!

Mas viver cansa mesmo e eu decidi que quero aproveitar mais meus finais de semana para fazer essa coisa que me faz tão feliz, que me remoça, que me faz aguentar a música dos cavalinhos do Fantástico com alguma dignidade: viajar!

Brasília está do ladinho da Chapada dos Veadeiros, essa região linda, cheia de cachoeiras, rios cristalinos e cerrado em Goiás. Eu já moro aqui há cinco anos e acho que só fui lá umas três vezes. Nesse final de semana, resolvemos ir na Chapada com o tempo que tínhamos mesmo: o final de semana. Fomos para São Jorge, vila na porta do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a 240 km da capital.

Nem conseguimos viajar na sexta, porque acabamos saindo do trabalho tarde demais para pegar estrada. No sábado, cansados, não conseguimos acordar às 6, quando o despertador tocou. Mas nada disso foi desculpa para desistir da viagem. Acordamos às 8, tomamos café, molhamos as plantas e saímos de casa, na maior tranquilidade. E mesmo assim, foi ótimo, deu tempo de fazer tudo, de tomar banho de cachoeira e se renovar para a nova semana.

No domingo, acordamos tarde, sem pressa, e só umas 16h abandonamos o paraíso rumo à Brasília. Chegamos em casa umas 19h30 (contando o tempo da estrada de terra das Cataratas, o caminho de volta e parada para lanche), e ainda conseguimos desarrumar a mala e colocar as roupas pra lavar.... Hahahaha

Mesmo sem correria, sem acordar de madrugada, e com o (pouco) tempo que tínhamos disponível, deu para ter um final de semana inesquecível, gostoso e (quase) tão relaxante quanto ver séries no meu sofá

Hoje lembro com algum arrependimento o tempo que morava em Salvador, ao lado de zilhões de ótimas praias para as quais não fui. Porque não tinha tempo, não tinha dinheiro, não tinha disposição, não tinha [insira aqui a sua própria desculpa].... Lugares que dava para visitar assim, de carro num final de semana, sem muita véspera ou planejamento. 

Por isso, a partir de hoje lanço o movimento (para mim mesma hahahaha) #finaldesemanaviajante. Por mais finais de semana viajantes. Por menos preguiça e mais tempo para as coisas que importam. Para exercitar o olhar viajante em nossa própria cidade e entorno. Por mais curiosidade e disposição para fazer as coisas que amamos. Vamos comigo?

You Might Also Like

3 comentários

  1. Vamos!!!!!!!!! Adorei de montão o post! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos, Heide! Podíamos fazer uma viagem eno-gastronômica a Goiânia! Hahahahaha

      Excluir
    2. Topo sim, pq não? Rsrsr! Adoro comida Goiana!

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images